O Shop Floor é caracterizado por metodologia que utiliza-se de grupo multidisciplinar de diversos setores da fábrica, geralmente com poder de decisão, trabalhando fortemente no atendimento das metas estabelecidas pela gestão, resolvendo problemas de forma sistêmica. Quando houver desvios, as áreas responsáveis devem apresentar os motivos de tais resultados atingidos, pois somente assim será possível conhecer as causas e eventuais atuações para as variações do processo. Entretanto, nas reuniões rotineiras, é necessário ponderar decisões em níveis de priorização, retorno e capacidade de execução, diante de outras tarefas já firmadas como responsabilidade. Nesse alinhamento, a gestão da fábrica no geral se vê dentro da estratégia da organização, direcionando recursos de maneira adequada ao que realmente importa e trará benefícios à companhia.
A gestão da empresa é fundamental na mudança de cultura e filosofia que a manufatura enxuta traz. É papel do gestor moderno integrar-se ao time do chão de fábrica e entender seus anseios para uma melhor produtividade. Com forte empenho em capacitar o gestor, por meio de levantamentos diários dos problemas, aplicamos a prática de melhorar continuamente, tornando rotina na vida de todos os colaboradores, que não terão medo de expor seus problemas, já que o envolvimento da corporação é completo. Os problemas locais são expostos e eliminados. Os problemas crônicos serão levantados e terão atuação de times para também serem resolvidos.
Implementamos o shop floor e a gestão estratégica em indústrias e escritórios:
- Em determinada indústria, a gestão percebeu que precisa se envolver um pouco mais nas atividades do chão de fábrica, pois os departamentos de apoio tinham grande influência nas paradas das linhas de produção, fazendo com que a produtividade caísse e o atendimento ao cliente ficasse precário. Com o empenho da diretoria e com os setores afins envolvidos em prol da produção, foram eliminados atrasos, foi aumentada a qualidade, entre outros.
- Em determinado escritório, os colaboradores tiveram a oportunidade de expor os problemas que causavam atrasos e problemas na qualidade de seus processos, ao qual grande parte poderia ser facilmente solucionado pelo gestor do empreendimento. Tendo isso em vista, a direção percebeu que estava influenciando no trabalho da equipe de forma não proativa, mudando sua forma de intervenção e aumentado a produtividade da equipe.
O fluxo e o ritmo são fatores que são especialmente influenciados nesta metodologia. Com a integração e eventual resolução de problemas de forma rápida, precisa e contundente, o método permite levantar e acometer imediatamente entraves que impedem a produção de fluir no ritmo planejado, ao qual podemos citar problemas de retrabalho e refugo que foram fortemente reduzidos em até 75%, devido atuação conjunta da gestão e setores de apoio, que avaliam os problemas juntamente com a produção, buscando entender que todas atividades contribuem para o bom ou o mau desempenho da planta.