Logotipo da Piece Consulitoria

Lean

Se você busca implementar uma nova filosofia de trabalho em parte ou toda a empresa, apresentamos a você o Lean!

O que é

O Lean Six Sigma foi idealizado para aproveitar as oportunidades de melhoria em toda a organização, a fim de mitigar riscos e aumentar diferenciais de competitividade. É caracterizado pela junção de: Lean Manufacturing, baseado no TPS (Toyota Production System – Sistema Toyota de Produção), tendo diversas ferramentas como VSM, 5S, TPM, entre outros, definido como uma filosofia de gestão que busca eliminar o que não agrega valor, como estoques desnecessários ou falta produtos, movimentação excessiva de peças e pessoas, entre outros, imprimindo direção e cadência para aumentar a lucratividade e rentabilidade. Six sigma aborda o mau desempenho da produção, sustentado por metodologias e estudos complexos que buscam a precisão e exatidão do produto concebido.

Como atuamos

A manufatura enxuta – tanto na produção como no escritório – é realidade das grandes corporações que desejam um futuro promissor. A Piece traz todo o conhecimento adquirido pela sua gestão na aplicação da metodologia em diversas empresas, suportada por anos pela montadora Toyota. Por ter tido acesso aos precursor do melhor sistema produtivo da atualidade, nosso time implementa as ferramentas do lean com firmeza e certeza de suas atividades, pois tem convicção de qual método aplicar em qual tipo de problema, gerando o melhor resultado plausível.

Cases de sucesso

Os cases citados em nossas atuações relatam trabalhos que a Piece teve a oportunidade de trabalhar em conjunto com os times de variadas empresas. Indústrias e escritórios, diante das implementações de diversas ferramentas, tiveram contato com o lean, que nada mais é que uma filosofia embasada na implementação de muitas metodologias, diante de seu modelo de atuação, em busca da melhoria contínua dos processos, por meio da eliminação dos desperdícios. Nesses cases, nós da Piece aplicamos os métodos que eram pertinentes na corporação: Se o problema é setup, aplicamos o SMED; Se o problema é qualidade, aplicamos Poka Yoke, por exemplo; Se o problema é organização, aplicamos 5S; Se o problema é disponibilidade, aplicamos o TPM, por exemplo. Enfim, pelo levantamento VSM, nós identificamos as necessidades e o que é melhor para a empresa, ao qual buscamos o resultado esperado pelos times que apoiamos.

Ganho e objetivo

A manufatura enxuta, com objetivo de mitigar ou eliminar os problemas de uma organização, bem como evoluir o processo produtivo, tem diversas ferramentas ao seu dispor, que devem ser aplicadas perante eventuais obstáculos encontrados. Portando, como somatória dos números alcançados em cada método, seus indicadores devem ser observados no resultado da empresa, ao qual constatamos a eliminação total de atrasos aos clientes, aumento da lucratividade e resultado operacional administrativo em dois dígitos e aumento do lucro operacional e resultado final em até três dígitos.