Logotipo da Piece Consulitoria

Gestão Empresarial

Pequenas, médias e grandes empresas

Apoio / Treinamento / Capacitação

Se você busca competências para evolução de sua equipe ou de sua empresa, podemos te ajudar!

O que é

Para que os times de trabalho e as empresas como um todo tenham evolução, necessitam ter conhecimento e habilidades, tornando-se competências fundamentais que tornarão os profissionais cada vez mais capacitados na resolução de problemas e assertivos em sua tomada de decisão.

Como atuamos

A Piece tem diversas ferramentas capazes de capacitar os times de trabalho. Diante de seus treinamentos teóricos e práticos, o grupo se torna integrado e com sinergia suficiente para que a empresa entre em um patamar diferenciado. Com a atuação frequente em diversas empresas, podemos trazer para a micro e pequena como achar seu ponto de equilíbrio, bem como ajudar a construir um fluxo de caixa, diante de controle de centros de custo e lucro. Outro ponto é a implementação do 5S e Kaizen de processo, mostrando aos empresários que a mudança para melhor é fundamental para a organização. Para as médias, treinamentos à sua liderança e para seus colaboradores em geral faz com que o grupo fique mais coeso e pronto para tomada de decisão, como por exemplo o Shop Floor – Gerenciamento do Chão de Fábrica. Nas grandes, a capacitação em metodologias modernas é fator diferencial, ao qual a Piece tem diversos treinamentos como PDCA , SMED, TPM, Trabalho Padronizado, entre outros.

Cases de sucesso

- Somos uma empresa de implementação do Lean Office e Lean Manufacturing, com utilização de algumas ferramentas do Six Sigma. Entretanto, diante de solicitação de micros e pequenas empresas, enxergamos que havia necessidade de algo mais. Percebemos que a deficiência nesse seguimento, além das metodologias do Lean, também existia lacuna na gestão financeira. Nesse alinhamento, ajudamos empresas deste porte a estabelecer seu ponto de equilíbrio em cenários, bem como desenvolvemos em conjunto a montagem de seu fluxo de caixa e controle, por meio de centros de custo e centros de lucro, para dar possibilidade de enxergar onde estavam seus maiores desperdícios. Somente assim, conseguimos evoluir as empresas deste porte, ao qual a implementação do 5S e melhorias no processo ,também tiveram efeito relevante;

- Nas médias, o organograma geralmente é enxuto, levando a liderança à diretoria em poucos degraus. Entretanto, não é isso que torna a equipe sem integração. Nesse alinhamento, tivemos a oportunidade de trabalhar com empresas deste porte, treinando a liderança e os departamentos de apoio para coesão total, trazendo como consequência um grupo forte e unido por metas distintas, mas alinhadas a um objetivo único de alta lucratividade, tendo plenas condições de levantar, analisar e criar planos de ação capazes de eliminar os entraves que atrapalham a produção.

- Já nas grandes, munidas de um extenso organograma e políticas bem definidas, é comum a gestão não ter acesso à treinamentos voltados ao sistema produtivo, baseado na melhor maneira de se produzir que existe no momento, sendo copiado por todos – o Sistema Toyota de Produção. Assim, nossa equipe traz a esse público treinamentos teóricos e práticos de: VSM para mapear o fluxo de valor da organização; montagem de um lay out moderno que não gere desperdícios; edição de gráficos de tempos; construção de gráfico de trabalho padronizado que combina o homem e a máquina; análise da redução do tempo de setup por meio do SMED; aplicação do método PDCA para resolução de problemas, entre outras diversas metodologias que o Lean tem como embasamento para aumento da lucratividade.

Ganho e objetivo

Para as pequenas, é fundamental que conheça seu processo financeiro para entender gorduras que possam ser eliminadas, diante de uma concorrência acirrada, bem como saiba o que dá lucro e o que só dá despesa. Com isso em mãos, mas também com a empresa organizada e otimizada, há casos que chegaram aumentar sua lucratividade em até 20%. Nas médias, o conhecimento da liderança e a integração dos departamentos fez com que o lucro operacional da empresa como um todo chegasse a três dígitos. Em grandes empresas, aplicação prática dos treinamentos geraram, por exemplo, reduções acima de 50% em problemas de qualidade, redução do tempo de setup pela metade, atingimento de maior produtividade em pelo menos dois dígitos.